Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Capelas » Capela Sra. das Dores
CAPELA SENHORA DAS DORES
Está construída no lugar de Agrichousa, sendo uma capela bastante espaçosa, com um magnífico adro de boa cantaria de granito, tendo do lado sul, sobre o adro, um campanário com dois sinos.
A nascente, está um elegante cruzeiro.
Do adro desfruta-se um belo panorama de toda a freguesia, até ao mar.
A construção data do Sec. XVIII, em parte, mas é possível que já ali tivesse existido, anteriormente, outra capela mais modesta, porque sobre o telhado da actual capela há uma cruz gótica, que talvez pertencesse à antiga capela, que presumimos aí ter existido.
Também a referida cruz, da época gótica, podia ter sido levada doutra capela.
Sobre a padieira da porta lateral há a data de «Abril de 1768».
A tribuna da capela da Senhora das Dores, era da Igreja do Convento de Cabanas, tendo sido dada pelos frades, quando mandaram fazer a que hoje existe.
A Irmandade da Senhora das Dores foi instituída em 1776.
As pessoas que comprassem um escapulário e uma coroa ou rosário das Dores, eram admitidas e inscritas no livro dos irmãos, pelo capelão, e gozavam o sufrágio de uma missa semanal, por vivos e defuntos, e após o falecimento, uma cruz (até 1866 era um painel ou bandeira) acompanhava o cadáver, pelo que pagavam um quarto de milho (4 litros).
A festa da Senhora das Dores, costumava realizar-se no primeiro Domingo depois da Páscoa.
O largo desta capela foi há pouco tempo parcialmente pavimentado. (Afife Síntese Monográfica 2004 - Avelino Ramos Meira)