Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Capelas » Capela de São Roque
CAPELA DE SÃO ROQUE
Esta capela é uma das mais antigas da freguesia. Parece ser de 1604, segundo uma data do antigo lageado, mas só podemos afirmar que já existia em 1738 (vidé estatutos da Irmandade de Todos-os-Santos).
A capela foi reformada em 1870 e o altar foi feito em 1876 e dourado em Janeiro de 1892, por António Enes Ferreira.
Afirmam alguns historiadores, que talvez esta capela tivesse sido a primitiva Igreja Paroquial, o que aliás, não podemos garantir.
O que é verdade, é que as suas linhas arquitectónicas são da transição do estilo românico para o primitivo gótico.
Recentemente, foi alvo de melhoramentos a nível da pavimentação e arranjo urbanístico do adro e iluminação da capela. (Afife Síntese Monográfica 2004 - Avelino Ramos Meira)