Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Lugar da Poça
ALMINHAS DA POÇA
Embutida em muro de vedação de propriedade particular, no Largo da Poça.
Com enquadramento rural, dentro da povoação, orientada a nascente para o largo.
A construção da alminha, apresenta na base uma pedra granítica em forma de peitoril ligeiramente saído do enfiamento da parede, servindo como altar. Por cima deste corpo, assenta o bloco principal onde se inscreve o nicho de recorte superior arredondado, destinado à fixação do revestimento azulejar que constitui o retábulo. Por último e a culminar toda a obra, está colocada uma lajeta também de granito que serve de cobertura. O retábulo é constituído por um painel de azulejos figurando nele a imagem de Santa Filomena, com a coroa da virgindade e a palma do martírio, no cárcere, no meio de uma luz celestial, vê Maria com o seu divino Filho nos braços. Surgem ainda no solo, duas flechas e uma âncora também componentes dos atributos desta santa. Circunscreve a composição uma moldura de elementos arquitectónicos, ao fundo a legenda: Sta. FILOMENA. O painel está identificado, contendo do lado esquerdo: G.Q. St. ANNA.