Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Lugar da Lapa
ALMINHAS LUGAR DA LAPA
Estão localizadas no lugar da Lapa, embutidas num muro de vedação de propriedade privada, muito próximo da Capela Sra. da Lapa.
Com enquadramento rural, fronteiriço com o adro da capela, voltada para nascente na encruzilhada do caminho da Lapa, travessa da Lapa e quelha do Alambique.
É um nicho de arco redondo, sobre o qual está gravado a inscrição: ANNO MDCCXXXIV, tem uma cobertura em contorno de cornija saliente encimada por uma cruz colocada ao centro, toda a obra construída em cantaria de granito é sustentada pela mesa ou altar que sobressai ligeiramente do muro. Edificação oitocentista com restauros posteriores; foi alvo de reparação em 2000 com reposição da cruz que faltava e colocação de painel composto por 15 azulejos pintados, apresentando moldura vegetalista a circunscrever a representação de uma virgem envolta por um manto. No fundo a inscrição: Nª. Sra. da LAPA / AFIFE. O painel está identificado, do lado direito a marca: Granini - A G Paris.