Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Lugar do Galinheiro
ALMINHAS LUGAR DO OITEIRO
Metida num muro de vedação de propriedade particular, no Caminho da Estrada Velha, alguns metros para norte da Fonte do Galinheiro.
Este caminho foi antigo traçado da estrada medieval, porventura, uma via romana, o que terá conferido a este lugar de passagem preferência para colocação do pequeno monumento de devoção às Alminhas do Purgatório, ou para rogar protecção divina, sempre necessária por a habitual inquietação de fugir a riscos na travessia de sítios despovoados.
Com enquadramento rural, dentro da povoação, com a frontaria voltada para a estrada.
Conjunto bastante simples em alvenaria de granito, composto por um nicho de configuração rectangular (1,00 x 0,50) em arco de meia volta, enquadrado por duas pilastras que suportam uma cornija delimitando a parte frontal e completando a obra. Toda a construção está assente num parapeito que serve de altarzinho ao nicho. Numa parte do friso localizado sob a cornija, subsiste campo epigráfico, mas não são compreensíveis as inscrições.
São alminhas de arquitectura religiosa, mas há muito tempo que não possui qualquer símbolo sagrado, imagem em relevo ou pintada, nem indício de veneração.