Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Lugar da Cabriteira
ALMINHAS DA CABRITEIRA
Inserida na vedação (parede em alvenaria de tijolo) contígua aos logradouros duma urbanização, no Caminho da Cabriteira, pouco desviada da antiga passagem de nível do Caminho de Ferro, Linha do Minho.
Com enquadramento rural, dentro da povoação, orientada a noroeste para o caminho.
Constituem o apoio da alminha alguns blocos de cantaria também partes do muro em alvenaria de granito anteriormente existente à face do caminho. Assenta sobre esta base, o corpo central exibindo a edícula onde pela acção do clima, já não figura a singular tabuinha de madeira destinada à representação do purgatório, apenas continuam na pedra os orifícios que serviam para sua fixação. Na parte intermédia da construção, abre-se uma pequena abertura outrora destinada à caixa das esmolas. A rematar, uma placa granítica serve de cobertura ao conjunto.

“No lugar da Cabriteira, existem umas “alminhas”, que foram restauradas, por subscrição pública, em 1941”.  (Afife Síntese Monográfica 2004 - Avelino Ramos Meira)