Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Estrada Pedro Homem de Mello
ALMINHAS ESTRADA PEDRO HOMEM DE MELLO
Engastada numa parede de propriedade particular, na berma da Estrada Pedro Homem de Mello, antiga estrada real, alguns metros a sul da entrada na ponte. Com enquadramento rural, voltada a poente para a estrada.
Trata-se de um pequeno conjunto em granito trabalhado, muito interessante. O nicho é composto no interior por painel relevado, representando as almas expiando as suas penas no fogo do purgatório. Este nicho encontra-se emoldurado por ornamentos bastante singelos, no espaço superior do arco sobressaem, Insígnia com iconografia do calvário de Cristo, agremiado a uma tiara com duas chaves “decussadas”. A pedra do altar, permite de forma disfarçada criar uma pequena cavidade destinada ao cofre das esmolas, encontra-se decorada a sua parte frontal por uma cartela lisa. Tudo evocando proximidade com o barroco, uma pequena obra de arte de origem popular.