Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Casa Peixoto
ALMINHAS CASA PEIXOTO
Fixadas na parede de propriedade particular, no caminho da Revolta distante meia centena de metros do início do mesmo, voltada para sul.
Com enquadramento rural, dentro da povoação, com a frente virada para o caminho.
Sobre uma cobertura de telha em forma de pequeno beiral e resguardada por gradeado de ferro artisticamente adornado por artífice ferreiro, encimada por uma cruz, contendo ainda dispositivo para colocação de duas luminárias.
O retábulo está inserido numa base de feitio triangular, é um painel de madeira também ele triangular, com pintura a óleo inspirada nas almas que ardem no fogo do purgatório.
Os "condenados" figuras masculinas e femininas, visíveis da cinta para cima encontram-se circundados entre as labaredas, esperando a ascensão ao céu. Ao cimo, intercede em auxílio dos sentenciados a figura de São Miguel, "Pesador de Almas", representado com uma balança na mão para pesar o bem e o mal exercidos neste mundo.