Menu Principal Skip Navigation Links » Paróquia - Alminhas » Alminhas Caminho do Oiteiro
ALMINHAS LUGAR DO OITEIRO
Localizadas na estrada Pedro Homem de Mello, no início do caminho do Oiteiro e a pequena distância para sul da Casa do Povo.
Com enquadramento rural, voltada a poente para a estrada, flanqueada a sul e nascente por muros de vedação de propriedades.
A construção deste oratório de pedra é constituído na base por um bloco granítico em forma de altar o qual está assente numa pequena plataforma empedrada dois degraus acima do pavimento da estrada, sobre este plinto foi colocado o corpo vertical, um conjunto de várias peças de granito, especificadamente a que dá origem ao nicho no qual se exibe o ornato decorativo que é formado por um painel de azulejos representando a imagem de Nossa Senhora da Rocha circunscrita por moldura vegetalista e ao fundo a legenda; Nª. Srª. DA ROCHA. O Painel está identificado, do lado direito a marca: Aleluia/Aveiro, do lado esquerdo assinatura e data 950.
Cobertura coroada por frontão curvo, toda a obra executada em cantaria trabalhada.